

“Portugal tem aqui uma oportunidade de conquistar uma posição de referência europeia em soluções tecnológicas, a nível industrial e digital, para a Economia Circular em setores críticos para os quais não existem soluções que permitam cumprir as metas europeias para 2030!” destacou Tiago Andrade, Vice-Presidente, Digital Products da FUTURE COMPTA, na apresentação da proposta do consórcio “CircularTECH“, cujo investimento ascende a cerca 30 milhões de euros.
A FUTURE COMPTA, enquanto promotor líder do projeto “CircularTECH”, teve a oportunidade de apresentar, no dia 2 de dezembro, a agenda do seu consórcio. Este tem como objetivo criar um novo cluster industrial para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores que respondam aos desafios específicos da transição para uma Economia Circular, nomeadamente na fase do fecho dos ciclos materiais, garantindo uma gestão de resíduos mais sustentável e direcionando-os para novas aplicações produtivas.
Fazem parte do consórcio: FUTURE COMPTA, 3DRIVERS, AMBIGROUP, DOMATICA, ECOAMBIENTE, LOURITEX, Sociedade Ponto Verde, YUNIT CONSULTING, MAIAMBIENTE, LIPOR, SMART WASTE PORTUGAL, INEGI, IST e IST-ID.
De referir que Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) visa contribuir para o aumento das exportações de bens e serviços e do investimento em I&D, bem como para a redução das emissões de CO2, tendo recebido 144 candidaturas com mais de 1.700 entidades envolvidas.
Veja o Vídeo aqui