1. Política da Qualidade e do Ambiente
A política global da FUTURE COMPTA consubstancia-se nos seguintes pontos:
1.1. Missão
Contribuir para uma sociedade mais equilibrada e uma relação mais sustentável com o ambiente focados no sucesso dos nossos projetos e nos nossos clientes.
1.2. Valores e princípios
- Digital for People – Colocar a tecnologia ao serviço das pessoas, potenciando a sua existência num mundo mais saudável, sustentável, equilibrado e natural.
- Querer mudar o Mundo – Ter a ambição de transformar o mundo e a vida das pessoas, através da progressiva adoção de soluções digitais.
- Aceitar o desafio da Mudança – Liderar a transformação digital do setor das Engenharias clássicas, gerando um salto evolutivo disruptivo, quer na forma de fazer engenharia, quer do negócio em si.
- Colocar o Cliente no centro – Preocupação e foco constante nos clientes, antecipando e desenvolvendo a solução mais adequada para cada setor, com recurso à tecnologia.
- Empresa aberta – Cada um pode decidir entrar e testar as suas ideias (incubadora de ideias), nas nossas áreas de aposta.
1.3. Estratégia
- Estabelecer acordos com Fornecedores e Parceiros altamente reconhecidos no mercado mundial;
- Orientar a atividade para a obtenção de soluções de alta disponibilidade em tempo real com elevada proteção de investimento e de risco, tendo em consideração o contexto em que se situa a FUTURE COMPTA e os requisitos das partes interessadas que são relevantes para a sua missão e visão;
- Assegurar elevada capacidade de integração e forte competência técnica;
- Salvaguardar o ambiente, minimizando os impactos ambientais, garantindo a melhoria contínua, bem como o cumprimento dos requisitos legais e regulamentares aplicáveis.
1.4. Visão
O propósito da tecnologia é a promoção do desenvolvimento da sociedade, colocando as pessoas como prioridade no centro da sua atuação.
1.5. Âmbito de Sistema Gestão Qualidade e Ambiental
Atividades de gestão do fornecimento de produtos verticalizados, serviços e soluções integradas de telecomunicações e de tecnologias de informação, nas áreas das infraestruturas e segurança, plataformas aplicacionais, redes inteligentes e de inovação na gestão de recursos nas áreas da energia, agricultura, ambiente, deteção de incêndios e logística multimodal, a partir da sede”.
2. Política da Segurança de Informação
Adicionalmente à Missão, Valores, Princípios, Estratégia e Visão globalmente estabelecidas na Política da Qualidade e Ambiente para a organização FUTURE COMPTA no domínio da Segurança da Informação é complementada por:
- Garantir a segurança da informação em todo o ciclo de negócio, desde o planeamento de novos serviços/funcionalidades, passando pelo cumprimento das leis e regulamentações, avaliação de riscos, controlo de acessibilidade, capacidade e continuidade do negócio, de forma a assegurar a integridade, disponibilidade e confidencialidade da informação;
- Garantir a proteção da informação que suporta a organização, contra ameaças internas e/ou externas, deliberados ou acidentais, no que respeita ao seu armazenamento (físico e lógico), acesso, transmissão e operação de dados, através do controlo dos riscos identificados e avaliados, os quais constam na “Tabela dos riscos FUTURE COMPTA”, em conformidade com os requisitos da norma de referência ISO 27001.
2.1 Âmbito do sistema de Gestão da Segurança da Informação
O Sistema de Gestão da Segurança da Informação, implementado na proteção da informação que suporta a atividade da CIS – COMPTA-Infra-Estruturas e Segurança, de acordo com a Declaração de Aplicabilidade (SOA), em vigor
3. Política da Gestão de Serviços TI
Adicionalmente à Missão, Valores, Princípios, Estratégia e Visão globalmente estabelecidas na Política da Qualidade e Ambiente para a organização FUTURE COMPTA no domínio das TI, aquela Política é complementada por:
- Acrescentar valor providenciando soluções de serviços de TI, satisfazendo as necessidades específicas de cada Cliente em alinhamento com os mais elevados padrões de qualidade, disponibilidade e desenvolvimento tecnológico em conformidade com os requisitos da norma de referência ISO 20000-1;
- Desenvolver e gerir soluções de serviços, assumindo o firme compromisso de seguir as orientações expressas no Código de Práticas (Code of Practice) enunciadas na parte 2 da norma de referência ISO 20000, bem como em consonância com o Guia da Definição de Âmbito e Aplicabilidade (Guidance on Scope Definition and Applicability) expressos na 3ª parte daquela norma.
A FUTURE COMPTA define, ainda, as seguintes políticas parcelares:
3.1. Política para o Custeio e Orçamentação
Estabelecer como política para o custeio e orçamentação dos serviços de TI um modelo de cálculo de custo que permite, em condições competitivas, melhor responder ao mercado, assumindo o compromisso de promover a sustentabilidade financeira do negócio.
3.2. Política de Releases
Assegurar todos os aspetos de release, desde o planeamento inicial até à distribuição, testes e instalação final, através de uma estrutura sistemática de controlo que inclui o registo e arquivo da alteração ou alterações contidas na release.
3.3. Política de Alterações
- A FUTURE COMPTA garante que as alterações nos serviços, nas suas aplicações e na infraestrutura são planeadas e controladas sem interrupções desnecessárias;
- Assegura que todas as alterações são avaliadas, aprovadas, implementadas e revistas de modo controlado;
- Estabelece como política que as alterações de emergência pelas suas características de exceção tenham um tratamento diferenciado. A responsabilidade para gerir situações desta natureza é do Diretor da respetiva Área de responsabilidade, que estabelece e comunica as ações a desenvolver de modo a que as necessidades imediatas e mais críticas sejam restabelecidas.
3.4. Política para a Continuidade do Serviço
Assegurar a gestão da disponibilidade e continuidade do serviço de uma forma confiável, garantindo que as falhas dos recursos associados ao fornecimento de serviços de TI são geridas de forma eficiente, e os níveis de serviço repostos dentro dos SLA acordados, através de Planos de Contingência e de Disponibilidade estabelecidos para o efeito.
3.5. Política para a Gestão da Capacidade
- Assegurar os recursos de TI adequados às necessidades do serviço de modo a garantir os níveis contratados;
- Caso a evolução do negócio assim o determine, a FUTURE COMPTA disponibilizará os recursos de forma adequada, tendo em consideração o respetivo custeio e orçamentação.
3.6 Âmbito do sistema de Gestão de Serviços TI
Sistema de Gestão de Serviços TI da COMPTA, SA para a prestação de serviços, no domínio do suporte de plataformas destinadas a soluções de gestão de processos e parametrização aplicacional, a partir de Portugal, de acordo com o catálogo de serviços em vigor”.
4. Política para a Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação
Adicionalmente à Missão, Valores e Princípios, Estratégia e Visão globalmente estabelecidas na Politica da Qualidade e Ambiente para a organização FUTURE COMPTA, no domínio do SGIDI aquela Politica é complementada por:
- Investigar, desenvolver e criar sistemas inovadores baseados em novas tecnologias e/ou abordagens disruptivas que acrescentem valor e possibilitem a transferência de conhecimento entre as partes envolvidas;
- Conceber e desenvolver soluções, especialmente desenhadas para a gestão dos negócios emergentes, assumindo o firme compromisso de seguir as orientações expressas na norma de referência NP 4457.
4.1 Âmbito do Sistema de Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação
Atividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em produtos e soluções integradas de telecomunicações, tecnologias de informação e na gestão de recursos para as áreas da logística multimodal, ambiente, gestão de energia, agricultura, deteção de incêndios e smart cities.